quarta-feira, 21 de março de 2007

O Atari 2600

1. Um pouco de história
O Atari 2600 não foi o primeiro video-game a ser lançado e, tão pouco, o primeiro video-game a ter a brilhante idéia de ter jogos intercambiáveis, os famosos cartuchos. Entretanto, o 2600 é considerado um divisor de águas na história dos video-games, tanto para o bem quanto para o mal. A Atari, sob o comando de Nolan Bushnell, praticamente inventou o mercado de jogos como conhecemos hoje. O mais engraçado é que Bushnell não ficou na Atari para ver o sucesso do 2600, devido a discordâncias com os executivos da Warner, que compraram uma parte da Atari em 1977. O 2600, inicialmente chamado de VCS(Video Computer System), foi lançado em 1978, tinha um hardware bem modesto e uma capacidade gráfica pra lá de precária. Programar jogos para o 2600 era um exercício de paciência, já que o programador devia controlar para que o tamanho dos jogos não ultrapassasse os 4KB (no final conseguiram fazer jogos com até 10KB) e controlar a atualização das telas do jogo. Mesmo assim, isso não impediu que jogos excelentes tenham sido criados para o console. Uma das grandes sacadas da Atari foi a de converter diversos jogos de sucesso nas casas de fliperama para o 2600. Essas conversões causavam uma queda brutal na qualidade da imagem, mas não impediu o sucesso de vendas. As vendas da Atari continuaram crescendo chegando a atingir a marca de 8 milhões de unidades em 1982. Após 1982 o mercado de video-games entrou em declinio culminando no crash de 1984. A grande pergunta que fica é como uma empresa que dominava o mercado de entretenimento eletrônico simplesmente foi varrida do mapa nos anos seguintes. Não existe uma única resposta para essa questão, mas é possível listar um conjunto de erros que ajudaram nessa derrocada:
1 - A Atari ficou vivendo de passado em vez de investir na continuidade da plataforma com novos jogos e novos gráficos;
2 - Apesar da quantidade exorbitante de jogos lançados para o 2600 a imensa maioria era de péssima qualidade;
3 - Havia uma grande quantidade de concorrentes fazendo exatamente a mesma coisa que a Atari, com consoles parecidos e jogos idem.
Então, em 1984 as pessoas simplesmente pararam de comprar esses consoles, preferindo os computadores, que tinham um apelo de venda maior na época(além de jogar você ainda poderia controlar o orçamento doméstico, etc.). Esse evento é chamado de Crash de 1984 e aniquilou praticamente todas as empresas que estavam produzindo jogos e consoles na época. O interessante é que esse crash acabou abrindo as portas para os fabricantes japoneses, até então fora do mercado americano, e que acabaram dominando o cenário dos jogos eletrônicos desde então, mas isso é outra história. O fato é que o 2600 marcou sua época e a infância de muita gente deixando muitas saudades. Quem não passou horas jogando River Raid e Megamania, hein !?

2. O Atari 2600 Vive
O Atari 2600 é um dos consoles mais emulados. Tem um grupo de emuladores muito bons, estáveis e com equipes de desenvolvedores bem ativos, como é o caso do Stella. Segue uma lista dos emuladores de Atari 2600 e uma pequena avaliação de cada um:

- Cyberstella: Utiliza-se do código do emulador Stella mas seu desenvolvimento parou no tempo. Boa emulação do som mas apresenta alguns problemas de vídeo em alguns jogos. Outro detalhe é que não permite muitas configurações e só permite emulação em fullscreen. Cotação:


- Stella: É melhor emulador de Atari 2600 que se pode encontrar e continua evoluindo. Roda bem praticamente todos os jogos conhecidos. A emulação da imagem e do som é perfeita. Cotação:


- PCAtari: É um bom emulador e permite uma série de configurações. O problema é que essas
configurações são difíceis de serem feitas e o emulador está com seu desenvolvimento parado a muitos anos. Vários jogos tem problemas na emulação. Cotação:


- Z26: Esse emulador já pode ser considerado museu. É executado por linha de comando, não permite o uso de joysticks e é extremamente difícil de ser configurado. Nos testes a emulação ocorreu sem maiores problemas. Cotação:


Eu recomendo o Stella, que é o emulador que tem evoluído bastante, é de fácil utilização e configurá-lo não é uma tarefa das mais difíceis.


3. Links Interessantes
- Fliperama.com
- Wikipedia - O Atari 2600

Próximo: Como configurar o emulador Stella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário